domingo, 2 de janeiro de 2011

Historia do CEAT

HISTORIA DA ESCOLA

            O Centro Educacional Alferes Tiradentes -  CEAT – recebeu esse nome em homenagem ao patrono da Policia Militar  “ Tiradentes “ , que era um alferes ,ou seja , um oficial.  Ao mesmo tempo porque os idealizadores da criação desta instituição eram oficiais da Policia Militar e, ainda, porque  espaço fazia parte de um Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CEFAP – onde eram formados soldados , cabos , sargentos e o CAS  ( Curso de Aperfeiçoamento  de Sargentos), curso esse que dá acesso  à graduação de subtenentes , bem como em função de estar desativado.
            Em 1995, através de decreto 12.808  de 14 de Novembro , publicado no Diário Oficial 8.642, a escola foi criada , com objetivo de oferecer aos filhos  e parentes de policiais militares uma proposta pedagógica voltada para a formação  cidadã , a autonomia, liberdade, responsabilidade em aprender e transformar a realidade de maneira  positiva, atraída e incentivada pelo prazer à leitura literária.
            N o primeiro ano eram oferecidas vagas do maternal a pré –escolar e havia no quadro docente auxiliares militares, ou seja,a policia feminina e docentes civis. 
            Em 1996 a referida instituição firma um convênio com o Governo do Estado, que cede professores do quadro e a escola passa a oferecer a toda a comunidade o Ensino  Fundamental I ( 1º ao 5° ano) , sendo a direção submetida ao comando da Policia Militar.
            Em 1997, a Secretaria de Educação e Cultura concede autorização através da portaria 3.265 de 07 de março , estando autorizado ,  o Centro Educacional Alferes Tiradentes passou a oferecer o Ensino Fundamental I e II.
            Durante doze anos esta instituição funcionou no prédio que pertencia à Policia Militar . em 2000 foi concedido o direito da direção  desta escola ser um civil . e em 2005, a nossa escola finalmente participa das Eleições  Diretas para Gestor.
            Em 2006 o prédio foi devolvido à Policia Militar  e a escola passou a funcionar em um espaço locado pela Secretaria de Educação , durante dois anos.
            Atualmente , o Centro Educacional Alferes Tiradentes funciona à Rua Ubaituba , S/N , conjunto Santarém, bairro Potengi . Local onde funcionava a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN- , com a mesma proposta firmada desde sua criação.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário